Um dos maiores motivos de turnover em empresas, é o desalinhamento de expectativas entre os colaboradores e a empresa, isso faz com que o colaborador não se sinta reconhecido na organização ou busque outra oportunidade profissional, que seja alinhada com seus objetivos de carreira, o que poderia ser evitado pela gestão estratégica de pessoas.
Outro ponto benéfico da implementação de uma gestão de pessoas mais estratégica está na aplicação plena das políticas de recursos humanos, o que significa que são utilizados recursos para acompanhar, desenvolver e capacitar talentos e fortalecer a cultura empresarial.
Por definir métodos, metas e processos, passa a ser possível acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores, compreender suas necessidades específicas e trabalhar suas competências de acordo com os objetivos profissionais de cada um.
Por fim, podemos destacar também que, pela valorização profissional, pela capacitação continuada e pelo alinhamento de expectativas profissionais, a gestão estratégica de pessoas também oferece melhor qualidade de vida e mais reconhecimento profissional para os colaboradores.