O primeiro passo para escolher a melhor franquia de alimentação consiste em avaliar a faixa de investimento que você pretende realizar: é importante entender qual o valor disponível para investir, o quanto você está confortável em dispor de seu patrimônio e se determinada faixa é possível ou não para começar.
Também é muito importante que você pesquise, estude e compreenda a fundo como funciona o modelo de negócios de franquias, suas regras, suas características e suas responsabilidades, para que sua decisão seja tomada de forma consciente e inteligente.
Esse passo é importante para compreender quais opções se encaixam melhor em seu modelo de gestão, no posicionamento estratégico que você deseja adotar, na localização em que você pretende abrir seu negócio e também na faixa de investimento que deseja realizar.
Antes de fechar negócio, é fundamental que você entre em contato com outros franqueados das redes de franquia que você está prospectado, visando entender como é o dia a dia das operações, se as obrigações contratuais são cumpridas e o que esperar em termos de fluxo de clientes, demandas e rotinas do trabalho.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam e algumas redes franqueadas prometem, ser um franqueado no setor de alimentação não é uma tarefa fácil, mas exige que o franqueado tenha dedicação, empenho e comprometimento para que o negócio funcione e seja bem-sucedido.